Mentira, um veneno.


     Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
(Efésios 4:25 NVI) 📖

     Mentiras?!
     Alguém pode dizer-me se há algo tão destrutivo quando isso?
Ah! Não me venha com coisas previsíveis como armas, bombas, guerras, etc. Porque isso são consequências da maldade do homem regada com mentiras e bum, eis uma árvore má que produz maus frutos.

     A destruição que estou a falar é algo mais parecido com uma arma química ou biológica. Estou a falar de algo que envenena almas, matando, lentamente e aos poucas, a vida.

     Uma arma tão letal, que vê-la, ou não, não impede que ela lhe faça mal. Lógico que quanto mais rápido a descobrimos, mais rápido podemos usar o antídoto, a verdade. Mas, como lidar com o rastro de destruição que ela deixou no organismo, mesmo num curto período? Como devolver ao corpo de alguém tudo que a mentira tirou? Como?

     A mentira é tão destrutiva que afeta até o envenenador não só o envenenado. Como todo o veneno, a mentira pode matar células, causar falecimento em órgãos, ou paralisa membros e por fim leva a morte.
Pense nas células, como um aglomerado de coisas na sua vida que lhe traz alegria; pense nos órgãos como traços do seu caráter e personalidade; pense nos membros do seu corpo, como instrumentos usados para construir e distribuir amor.
Agora dá para entender o panorama?

     Então, como devolver a alegria que a mentira tirou?
     Células mortas não revivem e se a subsistimos, saberemos sempre que não são as mesmas.

     Como reconstruir traços do caráter ou da personalidade, única, de alguém?
     Para uma peça única não há reposição.

     Como manter um membro morto num corpo que luta para sobreviver?
     Antes preserva a vida que ainda pode fazer pequenas construções e distribuições de amor, em vez de nada fazer e deixar morrer todo o corpo.

     Não substitua, não reconstruir e nem tente salvar membros que precisam ser amputados. Se o veneno da mentira ainda está ativo, não corra o risco de um novo envenenamento por conta de um apego desmedido a partes envenenadas da sua antiga vida.

     Parar de olhar e pensar no que você perdeu, ou quer ter de volta?
Entenda que a partir de agora nada mais será como antes. Você não é mais a mesma. Você nasceu de novo e mais forte, pois aquilo que não te mata deixa-lhe mais forte. Olhe para o que você tem e não para o que você perdeu, faça novos planos, recicle os velhos que não foram afetados e infetados por mentiras. Do que passou tire lições e não alicerces, velhas colunas rachadas, não podem suportar novas construções. Já as lições são essenciais na hora de montar novos projetos, principalmente quando se sabe exatamente o que não se deve fazer.

     Ao envenenador e ao envenenado digo aprenda com os seus erros. Seja no ataque ou na defesa sempre há algo a aprender e se aprende muito mais quando analisamos a situação como um todo. Quem analisa só o campo do adversário e não analisa o seu próprio, perde a chance de melhorar as suas defesas contra quaisquer ataques futuros.


#DEUS #Cristo #Jesus #EspíritoSanto #PalavradeDeus #Obediência #Bíblia #Refletindo #MentiraNão #Lições #NovaCriatura #Novo #CriscianeMarcondes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomar e Horta: O início, ou quase

O pecado nos suja, mas Cristo nos limpa

Herdeiros e Co-herdeiros

Eu não me encaixo no mundo e não nasci para me encaixar

Ame quem te ama