Herdeiros e Co-herdeiros

     Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. (Romanos 8:17 NVI)

     Quem ai quer "herdar", por participação, sofrimentos? (Primeira parte da herança ou para alcança a mesma)

     Cristo sofreu por nós, nós também devemos sofrer com Ele, uns pelos outros, pois se somos participantes do Seu sofrimento, também podemos participar, fazer parte, da sua glória. (exemplificando o termo "participar da Sua glória": eu sou um convidado da festa, por tanto eu participo da mesma, mas toda a glória é dono da festança).

     Mediante a tal pergunta o mundo diria "eu não nasci para sofrer", mas isso quem diz é o mundo que não aceita a Cristo. E você, povo de Deus em Cristo Jesus batizados no Espírito Santo, o que dirá? Difícil né?!? Mesmo assim ainda é muito difícil responder a essa pergunta, pois ninguém quer nem gosta de sofre, mas todo mundo quer participar da glória de Cristo.

     Em que saia justa nos enfiamos, nem ao menos ousamos responder (sem pestanejar, na lata) por medo de errar, então faça desse versículo sua resposta, pois se queremos ser felizes em Cristo, devemos participar, com Ele, do seu sofrimento, só assim podemos participar, com Ele, da Sua glória.

     Sabemos que a glória e o sofrimento é d'Ele, pois só Ele foi/é capaz de suportar, mas nada nos impede de segui-Lo, participando, com Ele, de Seu sofrimento e glória, pela fé. Pois sem Ele (Cristo) não há sofrimento seguido (ou em) de glória; sem Ele não há vitória sobre a derrota (nós, na carne, fomos derrotados por nossos pecados, mas Cristo os venceu por nós); só n'Ele, e por Ele, somos mais que vencedores, mesmo que ainda sejamos pecadores (arrependidos) fomos declarados inocentes, após o pagamento da nossa dívida, a qual foi paga com sangue, o precioso sangue de Cristo. Simplificando: em Cristo, só n'Ele, somos declarados inocentes (justificados). Fora d'Ele ainda continuamos sendo culpados. Entendeu?

     Agora vamos mudar a pergunta e veja como ninguém vai hesitar em responder afirmativamente.

     Quer participar da glória de Cristo Jesus? (Segunda parte herança)

     Teremos um uníssono coro de sim. Nós, homens, queremos a glória, mas sem o sofrimento; queremos a vitória, sem luta; queremos a salvação pós-cruz, ressurreição, sem o vexame da morte de Cruz, sem o calcário e sepultamento; (...)

     (Vou abrir um grande parênteses aqui, para uma explicação do último tópico: "Para os homens que aceitaram a Cristo, a morte com Cristo na cruz é representada pelo batismo, morte do eu, da carne, sepultamento seguido da ressurreição em Cristo, para Cristo, o famoso "não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim". Ou seja, no tópico acima estou fazendo uma alusão do batismo com a morte Cruz. O que quero dizer é que queremos a salvação em forma de ressurreição, no batismo e na segunda vinda de Cristo, o "subir das águas" , sem o descer que é o sepultamento do eu, da carne, que é representado pelo sofrimento de Cristo antes e durante a crucificação, "o descer as águas". Portanto queremos a salvação sem sofrer com Cristo a dor do calvário, que para nós pode ser representado também como o viver imitando Cristo e matando o nosso "eu" todos os dias. Não confundam e nem associem a minha analogia com a morte redentora de Cristo, literalmente dita, pois a morte de Cristo é algo único, isso só Ele a pôde suportar, nós não podemos, por isso Ele morreu em nosso lugar. Cristo tomou o maior peso sobre si, os nossos pecados, e nos deu o fardo d'Ele que é leve, assim seguimos nós atrás d'Ele, como uma criança, O imitando, errando e acertando, mas plenamente conscientes que o verdadeiro sacrifício foi Ele quem fez, e se eu, hoje, o escolho imitar é só por muito O amar e nada do que faça, certo ou errado, poderia me salvar ou me fazer perder a salvação. Dou graças a Deus por Cristo Jesus, que nos salvou, na morte e ressurreição de Cristo, o cordeiro, que foi morto desde a fundação do mundo; nos salva, quando aceitamos a Cristo; e nos salvará, na sua volta, ressurreição e transformação do Seu povo. Ah isso sim é uma salvação eterna, desde de o princípio ao fim, passado, presente e Futuro, para Sempre e eternamente. Em Cristo Jesus deposito toda a minha esperança de salvação. Assim fecho esse parêntese.)

     ... Alguns até querem ir a Deus sem Cristo, mas sabemos que ninguém vai ao Pai se não for por Cristo, Ele mesmo disse isso.

     Se você quer participar da glória, (glória a qual não é sua é de Cristo), participe também do sofrimento de Cristo, aceitando a Ele como salvador e sendo batizado; Se você quer vitória, esteja pronto para a luta; se quer Salvação, aceite Aquele que morreu na Cruz e carregue a sua cruz, em esperança de salvação, O seguindo; Se você quer ir (ir no sentido de em oração, em clamor) a Deus peça a Cristo e Ele lhe santificará (lhe cobrirá com a Sua Santidade, somos santificados por Cristo), pois sem santidade ninguém verá ao Senhor. (referência a Hebreus 12:14).

     Obs. : A herança é uma só. Como um único texto tem introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, podemos dividir o texto em partes, mas ainda continua sendo um único texto, assim também é a herança, podemos dividir em duas partes sofrimento e glória, mas ainda é uma única herança. A salvação também está dividida em partes, em Cristo, vida, morte e ressurreição, ou podemos ter um olhar mais amplo e generalizado, a primeira e a segunda vinda de Cristo, mas mesmo assim ainda é uma única salvação em Cristo. Há só um único salvador, Cristo, e essa salvação é obra de um único DEUS (Pai, Filho e Espírito Santo) entendeu o conceito? Podemos dividir e até, se Deus nos permiti, podemos subdividir, mas o todo só pertence a Deus em Cristo e através do Espírito Santo. No fim tudo é d'Ele, é por Ele e é para Ele. Deus é o resumo e também o todo, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Só Ele é DEUS, o grande EU SOU.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomar e Horta: O início, ou quase

O pecado nos suja, mas Cristo nos limpa

Eu não me encaixo no mundo e não nasci para me encaixar

Ame quem te ama