Méritos e Desméritos


     Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai. E ficará em pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar. (Romanos 14:4 NVI) 📖
 
     O mundo adora apontar desméritos e, em menor escala, sem muita ênfase, também aponta méritos, mas quem entre nos, seres humanos caídos, pode estipular tais critérios. De acordo com meu conhecimento em Cristo, através do Espírito Santo de Deus, só há um homem perfeito, Cristo Jesus, que mesmo em igualdade de carne, nunca pecou.

     Então como posso eu apontar desméritos e méritos, sou eu alguma autoridade no assunto?

     Essa até eu mesmo respondo, não, não sou merecedora de mérito algum, pois sou pecadora desde o ventre, hoje arrependida, mas isso não muda esse fato (só Cristo o pode mudar, eis a minha esperança). Erro tentando acertar, mas isso não justifica meu erro, Cristo sim, Ele me justifica, conserta as minhas burradas, cobrindo-as com sua graça, por meio do seu sangue.

     Agora sim, cheguei onde queria!

     A graça que nos cobre, graça a qual me é imerecida, não é mérito meu, e sim, de Cristo. A Ele pertence esse mérito, a Ele também cabe julgar quem merece o que. 

     O mundo diz: você não merece a esposa/marido que tem; você não merece sua posição social; você não merece passar por isso; você merece ou não merece... méritos ou desméritos (julguem vocês mesmos), porém se Deus deu há um propósito, seja para honra ou para desonra, há um propósito.

     Mesmo em frases como “você não merece” ainda podemos ver a graça de Deus em Cristo Jesus, pois Ele sempre nos dá o que não merecemos, melhor dizendo, Ele sempre nos dá mais do que merecemos.

    - Está doente, mas ainda está vivo pela graça de Deus;
    - Está fraco, mas permanece no caminho com Cristo;
    - É pecador, mas Deus ainda tem misericórdia.

     Glória a Deus por Ele ser tardio em se irar, isso nos dá tempo de se arrepender, se Ele não fosse assim nenhuma carne se salvaria, salvação a qual aguardo (não só eu, como muitos irmãos em Cristo) na esperança que há em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.

     Maranata ora vem Senhor Jesus!

     Uma ressalva: não use essas palavras contra mim, de modo a dizer que nada se deve fazer quando alguém for injustiçado por outro alguém, pois normalmente (com algumas exceções) quem usa méritos e desméritos ao julgar, situação ou pessoas, nada fazem para ajudar. Há situações em que a injustiça é visível e quem se regozijará com ela? Mesmo que algo seja injusto, ou justo, não cabe a mim, julgar, mas Cristo deixou bem claro, que a mim, cabe levanta a mão para ajudar quem estiver caindo, se aprendeu com a queda bem se não amém (paciência), pois no fim cada um segue seu caminho, se o caminho for o mesmo podemos até caminhar juntos (se Deus assim nos permitir). Na vida é sempre bom ter alguém que me ajude a levanta se de algum modo eu cair.

     Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. (Eclesiastes 4:10 ARC ) 📖

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomar e Horta: O início, ou quase

O pecado nos suja, mas Cristo nos limpa

Herdeiros e Co-herdeiros

Eu não me encaixo no mundo e não nasci para me encaixar

Ame quem te ama