As aparências enganam


Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. ( 1 Samuel 16:7)


    A aparência física não importa para Deus, aos olhos do Pai, nosso criador, somos todos iguais. No entanto o coração do homem, esse sim tem importância para o SENHOR, então o guarde porque dele procedem as fontes da vida (Referência a Provérbios 4:23).

   Quando paramos para analisado esse versículo percebemos que o que ele basicamente quer dizer é "Não seja fútil, nem superficial" pois nem sempre o que esta fora condiz com que está dentro do coração, mas como tudo na vida tem dois lados, há também aqueles que analisam esse versículo e fazem dele um mantra em forma de justificativa.  
    
➖Sou cristão, mas não vejo problema nenhum em beber um vinhozinho de vez em quando, o SENHOR olha para o coração e sabe que o amo, conhece-me e sabe que só quero me divertir um pouco. (?) 

➖Creio em Jesus, mas não vejo nem um problema em rir das brincadeiras feitas com o nome d'Ele. O SENHOR conhece o meu coração, e sabe que eu não concordo com isso. (?)

➖Eu oro ao SENHOR e peço perdão pelos meus pecados, mas não vou pedir perdão, nem dá perdão a quem me machucou, não posso me rebaixar a esse nível. O SENHOR olha para o coração e sabe que lá eu já perdoei e já pedi perdão.(?)

   Não faça desse versículo uma desculpa para não se arrepender dos seus pecados e mazelas.
     
     Verdadeiramente o SENHOR olha para o coração, porém o homem que estar sem Deus olha para a aparência, então se eu como cristão não reflito o caráter e a simplicidade de Cristo, mas mantenho-o só no meu coração, como posso mostra ao mundo, sem palavras, que creio n'Ele? Como posso fazer o ide do Senhor se as minhas ações não se parecem com as d'Ele? Como ser a luz do mundo, se o que reflito não é a luz de Cristo e sim a escuridão que há no mundo?

    Davi era um homem Simples, pastor de ovelhas, pecador, mas também era um homem segundo o coração de Deus. Sabe Por quê?
    Porque havia obediência no coração de Davi e isso se refletia na sua aparência, não na aparência física, mas no seu caráter. 

    O pior não é pecar, o pior mesmo é não se arrepender do seu pecado.
    A Obediência a Deus faz o homem dar fruto, o fruto do Espírito Santo, e isso com o decorrer do tempo se reflete no seu exterior. Se o coração do homem for inclinado a obediência a Deus a aparência refletida será de obediência, se o coração do homem é amoroso, a aparência será de amor. Pesos e medidas justas.

    Agora se o coração do homem for inclinado a mentira, aos desejos da carne, a maldade, Deus o sabe, mas nós seres humanos, não sabemos o que o outros escondem em seu coração, pois o homem só vê a aparência; que as vezes condiz com a verdade que há no coração; e outras vezes só há mentiras, amargas e ilusórias mentiras. A falsa aparência de quem mostra somente aquilo que os outros querem ver, mas sempre escondendo no coração toda a sua perversidade. Pesos e medidas injustas.

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomar e Horta: O início, ou quase

O pecado nos suja, mas Cristo nos limpa

Herdeiros e Co-herdeiros

Eu não me encaixo no mundo e não nasci para me encaixar

Ame quem te ama