Temor! Amor ou Medo.
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. (Provérbios 9:10 NVI) 📖
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, no entanto, nem todos conseguem ver um lado bom no temor. Pensam que só o medo gera tal sentimento, mas estão redondamente enganados, pois, amar e respeitar alguém também gera temor. Quem ama teme desapontar a pessoa amada, sei que, às vezes, desapontar alguém é algo inevitável, fazemos sem querer, mas não posso negar o seguinte fato: “Te amo/respeito e não quero te desapontar, nem sem querer”.
Sei que o temor, de certo modo, não está só relacionado com o que foi dito a você, mas sim com quem o diz.
Por exemplo:
-Um amiguinho diz a uma criança “você não vai sair hoje, pois está de castigo!” a criança sai e faz o que quer, pois, não teme desapontar seu amigo. Agora quando o pai (ao qual a criança teme desapontar) diz a mesma coisa, ela fica em casa até segunda ordem.
Mesma frase, porém dita por pessoas diferentes, mas o que mudou mesmo a atitude dessa criança foi o temor. Quando se tem temor (aquele temor respeitoso que fala mais alto que o temor que nos faz ter medo), fica difícil não obedecer.
Ah! Mas, agora você me dirá que isso também pode ser medo. Pode até ser, porém saberemos assim que esse menino crescer e criar coragem. Se a coragem vir, substituir o medo, e temor sumir, confirmaremos sua teoria, porém se for amor, ele tomará coragem para lança fora o medo e preservará o temor. Só uma observação, temor e medo não são sinônimos perfeitos.
Voltemos ao temor do Senhor que é o princípio da sabedoria. Melhor é temer por amor e respeito do que por medo. O efeito pode até ser o mesmo, porque ambos terminam em temor, mas isso não significa que desfrutaremos, positivamente, em ambos os processos. Todos sabemos que o medo só aparece e se espalha depois que for cumprida a ameaça, e em tais circunstâncias, quem está disposto a servir de exemplo?
Saiba que Deus é o Pai nessa história, e não sou ingênua ao ponto de acreditar que todos começam a crer n'Ele de forma respeitosa e amorosa. Se você começou a crer pela medo (da dor ou na dor), me responda com toda sinceridade. Com o tempo seu medo se transformou em amor, sim ou não?
Quem é o homem que diante de tanto amor, bondade, atenção e carinho, ainda consegue ter medo?
É como diz a bíblia: o perfeito amor lança fora, expulsa, o medo (No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4:18 NVI). Mas, o temor permanece!
Entenda, o termo “expulsa o medo” não quer dizer que não existe medo, mas sim que ele é lançado fora, sei que isso é explica o óbvio, mas tem vezes que mesmo sendo óbvio eu não consigo entender, daí o porquê dessa explicação.
E aí, vai começar pelo amor ou pelo medo?
Por mim, tanto faz. Seja qual for o método que você escolha, sendo Cristo o caminho, e pelo que conheço do meu Deus, no que depender d'Ele (não segure o leme da sua vida, pois nesse barco você não é o capitão), só tem um fim para essa história e será um fim de amor.
“...e o conhecimento do Santo é entendimento. (Provérbios 9:10 NVI) 📖 ”
Comentários
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar, pois seu comentário é sempre bem-vindo!